Olá a todos os sócios da AEESECG e todos os alunos da ESE-UM.

A AEESECG deseja-vos um óptimo ano lectivo e promete a todos um ano repleto de actividades para que aumentem o vosso conhecimento em Enfermagem e o vosso Espírito Académico.

Acção de Sensibilização Nacional - Braga





Na passada Assembleia Geral da Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem - AG FNAEE, de 29 e 30 de Março que decorreu no Parque de Campismo da Ericeira, foi discutido e aprovado o plano reivindicativo até ao XXIX ENEE. Este plano visa mostrar o nosso desagrado com a situação precária em que se encontra o Ensino Superior em geral e da Enfermagem em especifico. Esta situação dura à vários anos, sem que, no entanto, as entidades competentes como Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e a Direcção-geral do Ensino Superior (DGES) nos apresentem soluções. Aliás não só não apresentam, como não estão dispostos a ouvir as nossas opiniões e soluções para problemas como, o número excessivo de estudantes tendo em conta o mercado de trabalho, os locais de Ensino Clínico cada vez mais distantes, as condições das Instituições de Ensino que de ano para ano perdem a capacidade de dar resposta ao número de estudantes, e a Acção Social, que é claramente ineficaz e insuficiente para o Ensino Superior em geral e para a especificidade do curso de Enfermagem.


Assim, ficou decidido, após a discussão de várias hipóteses, que ao longo do mês de Abril e Maio decorrerão várias acções em vários pontos do país, devendo estas organizarem-se por Polos Regionais. Ou seja, a cada Polo Regional, foi atribuida uma data na qual deverão realizar acções reivindicativas, dentro dos moldes que mais à frente explicaremos. Deste modo o planeamento das datas para o respectivos Polos regionais é o seguinte:

- 7 de Abril - Polo Regional do Douro e Minho ( AE CVP Oliveira de Azemeis, AE ESECG, AE ESEP, AE ESEnfVC, Núcleo de Enfermagem da AE Faculade Ciências da Univ. Fernando Pessoa)

- 21 de Abril - Polo Regional do Centro Interior, Polo Regional do Nordeste e Polo Regional do Centro Litoral (AE ESSViseu, AEESEJP Viseu, AEESSGuarda, AEESSLopesDias; AEESEVila Real, AEESSBragança; AEESSLeiria, AEESECoimbra)

- 5 de Maio - Polo Regional de Lisboa e Vale do Tejo ( AEESEL, AEESSCVP, AEESSSetubal, AEESESantarém, Nucleo de Enfermagem da Universidade Atalântica, Núcleo de Enfermagem da ESSEgas Moniz, Comissão de Gestão da Associação de Estudantes da Escola Superior Politécnica de Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Pólo Lisboa)

- 19 de Maio - Polo Regional do Sul, Polo Regional da Madeira e Polo Regional dos Açores ( AEESSBeja, AEESSPortalegre, AEESESão João de Deus, AEESSSilves, Nucleo Pedagógico da AEESSFaro; Núcleo de Enfermagem da Universidade da Madeira; AEESEAngra do Heroísmo, AEESE de Ponta delgada)

Deste modo, as AAEE e NE de cada Polo Regional dever-se-ão organizar entre si, para que nos dias acima referidos desenvolvam acções de sensibilização da população, distribuindo panfleto que segue em anexo. Esta acções dever-se-ão realizar junto das Câmaras Municipais de cada localidade, ou em frente de Instituições de Saúde, para deste modo termos maior visibilidade e assim, causarmos mais impacto na população e na comunicação social. No final desta actividade as AAEE e NE deverão entregar aos Governos Civis da sua localidade o documento Reivindicativo oficial da FNAEE.

Este Plano Reivindicativo culminará no XXIX ENEE, no dia 26 de Maio pelas 18h30, onde se irá formar uma corrente humana com todos os participantes do ENEE. No decorrer desta actividade os estudantes deverão vestir t-shirts negras. No final desta actividade será entregue um documento às entidades competentes e comunicação social.

Todas as AAEE e NE deverão incentivar a participação dos seus estudantes. Ninguém nos irá defender se não nós próprios! Para todos estes dias de reivindicação é essencial que todos os estudantes participem e tenham um papel activo. Somos actualmente 13000 estudantes, o que nos dá uma força e um poder que poucos cursos do Ensino Superior têm. Agora, cabe-nos a nós usar essa força para a melhoria do Ensino Superior, da Formação em Enfermagem e da saúde em Portugal. Apenas juntos, conseguiremos fazer a diferença.

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian, Braga, encontrando-se a organizar para o próximo dia 7 de Abril a Acção de Sensibilização em Braga, vem por este meio convidar vossas excelências a estarem presentes. A Acção de Sensibilização iniciar-se-á pelas 9 horas à frente do Edifício dos Congregados, Avenida Central, onde está sediada a Escola Superior de Enfermagem e partirá para a Avenida Central e da Liberdade, onde estarão durante todo o dia estudantes de Enfermagem.

Contactos de organização: 968167065, 916940176, 936810768.

A AEESECG.

0 Bitaite(s):