Olá a todos os sócios da AEESECG e todos os alunos da ESE-UM.

A AEESECG deseja-vos um óptimo ano lectivo e promete a todos um ano repleto de actividades para que aumentem o vosso conhecimento em Enfermagem e o vosso Espírito Académico.

Dia do Associativismo Juvenil

Comemora-se hoje, dia 30 de Abril, o dia do Associativismo Juvenil.


Em Portugal apenas um em quatro jovens está interessado nestas questões de associativismo e compreende a importância desta intervenção cívica para tentar mudar o que vai mal no país. Orgulho de pertencer a um país onde as AAEE são de estudantes e não são controladas por interesses sectários de sindicatos ou de outros lobbies. Porém, não posso deixar de repudiar o facto de haver AAEE e listas de pessoas que lá são colocadas com base em interesses políticos, e económicos.


Amigos e colegas estudantes, as Associações são apenas uma parte da nossa sociedade civil. Apenas com a participação e exigência activa poderemos obter ganhos que se tornem verdadeiras conquistas na defesa dos interesses globais da sociedade.


Lembrem-se que o mundo sem pessoas não é o mesmo. E sem essas pessoas que nos rodeiam, também nós não somos os mesmos. Unamo-nos e lutemos. Empenhemos a luta por melhores condições, nem que por vezes tenhamos de sacrificar algum do nosso beneficio.


Acredito, que com o esforço geral e mesmo com o sacrifício de alguns, o todo será sempre beneficiado e sendo o todo beneficiado, aquele que primeiramente se sacrificou sairá recompensado.


Pensem nisto, intervenham, ajudem, cooperem com a vossa Associação. Façam verdadeiramente parte dela e não lhe exijam só festas, mas trabalho e responsabilidade... Junto a isso, peço que ajudem, que defendam os colegas, que por vezes, são crucificados por outros que não compreendem as dificuldades, que há em ser Dirigente Associativo.


Ser Associativo é ser lutador, é ser cidadão, é exigir a liberdade. É reclamar aquilo por aquilo que conquistamos com o 25 de Abril.


Por fim digo-vos: não vivam apenas para os estudos, esses por si só, incluídos no espírito egoísta não nos vão garantir uma melhor enfermagem e futuro emprego. Mas, sim a consciência cívica e de exigência de uma melhor saúde através da defesa da qualidade de ensino de enfermagem para todos e sempre com uma avaliação sincera e nunca de retribuição de bom grado. A participação associativa e complementar da formação que nos é dada na escola é fundamental para que possamos sobreviver numa sociedade cada vez mais agreste e agressiva em que apenas os mais lutadores sobrevivem.


Lutem contra essa Sociedade agressiva e sejam vocês mesmo motores de uma sociedade mais justa e mais cordial, pois também isso é ser associativo.

0 Bitaite(s):