Olá a todos os sócios da AEESECG e todos os alunos da ESE-UM.

A AEESECG deseja-vos um óptimo ano lectivo e promete a todos um ano repleto de actividades para que aumentem o vosso conhecimento em Enfermagem e o vosso Espírito Académico.

Ao 6º Curso de Licenciatura em Enfermagem

No dia 17 de Fevereiro de 2007, realizou-se a missa de finalistas do 6º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESE-CG-UM. Assinalou-se o fim de mais uma etapa no processo de formação de estudantes de Enfermagem que exercerão uma profissão que cada vez mais adquire fulcral importância na sociedade face às novas realidades no contexto da saúde.

Caros colegas, a partir de hoje, enfermeiros e enfermeiras, possuem um corpo de conhecimentos e competências que aliados à vossa experiência no contexto dos ensinos clínicos e estágios de integração à vida profissional, irá permitir tornarem autênticas a qualidade e eficiência dos cuidados de enfermagem. Possuem hoje um conjunto de habilitações de carácter humano e científico que vos permitem exercer a profissão de Enfermagem em toda a sua plenitude, respeitando todos os princípios da disciplina e intervindo de forma eficaz e responsável a todos os níveis de prevenção. Finaliza-se talvez a melhor etapa das vossas vidas, um período de sucessos e frustrações, alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, toda uma ambiguidade de experiências que caracterizam a vida académica. Deveis contudo centrar-vos nos aspectos positivos, na formação que adquiristes, na realidade de uma profissão que deve ser respeitada, em primeiro lugar pelos próprios profissionais.

Todavia, gostava também de vos lançar o repto, de que esta licenciatura não seja o culminar, mas apenas a primeira etapa do ciclo contínuo de formação que torna a nossa profissão um mundo de inúmeros e diversos focos de alta sensibilidade para uma prestação de cuidados científica e humana, baseada numa exigente pesquisa metodológica, resultando numa constante actualização de conhecimento formal.

Saúdo a motivação, empenho e participação activa que o 6º Curso de Licenciatura em Enfermagem demonstrou quer como um grupo de estudantes, quer como académicos, não esquecendo a notável participação no associativismo.

Deste modo a AEESECG agradece o trabalho desenvolvido por Vítor Gomes e Igor Sá como vogais da direcção, assim como a colaboração de Teresa Costa.

Mais uma vez, os meus Parabéns ao 6º Curso com votos de muitas felicidades.

Fernando Guimarães

0 Bitaite(s):