Olá a todos os sócios da AEESECG e todos os alunos da ESE-UM.

A AEESECG deseja-vos um óptimo ano lectivo e promete a todos um ano repleto de actividades para que aumentem o vosso conhecimento em Enfermagem e o vosso Espírito Académico.

VI Fórum Nacional de Estudantes de Enfermagem

Nos dias 26 e 27 de Novembro de 2005, a FNAEE realizou o VI FNEE, na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu, com o tema "Enfermagem: Desafios da Actualidade", cuja abordagem foi fundamental para compreender a situação actual do ensino e da profissão de Enfermagem e as suas repercussões no futuro, com uma adesão razoável.


No dia 26, discutiu-se o "Associativismo em Enfermagem", em que se salientou a sua importância e paradoxalmente a falta de participação dos estudantes de enfermagem neste domínio e as suas consequências a nível da formação e do emprego. No mesmo dia, abordou-se o "Proceso de Bolonha em Enfermagem", o modo como a reestruturação no Ensino Superior modificará o ensino, formação e competitividade laboral em Enfermagem a nível europeu.


Na manhã do dia 27, abordou-se o tema "50 Escolas de Enfermagem a Formar para o Desemprego?", com a participação da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, em que se debateu a problemática da criação exagerada de escolas de enfermagem e do aumento exacerbado do número de vagas. Por fim, discutiu-se "Novos Contratos, Fim de Carreira?", salientando-se a problemática do (des)emprego em Enfermagem e das consequências que a lei actual tem na carreira dos enfermeiros.


Todos estes assuntos devem ser reflectidos pois está em jogo o teu futuro e espaços como um fórum nacional exigem a participação de estudantes e enfermeiros, pois só haverão mudanças e respostas aos desafios se houver interesse e união por parte dos intervenientes.

0 Bitaite(s):