Olá a todos os sócios da AEESECG e todos os alunos da ESE-UM.

A AEESECG deseja-vos um óptimo ano lectivo e promete a todos um ano repleto de actividades para que aumentem o vosso conhecimento em Enfermagem e o vosso Espírito Académico.

Ordem dos Enfermeiros consegue acordo com o Governo...

A OE esteve reunida com o presidente da unidade de missão para os Hospitais S.A.. Nessa reunião foram debatidos os temas da certificação de competências e das atribuições dos Técnicos Auxiliares de Cuidados de Saúde.

Quanto à certificação de competências:
"O papel descritivo da carreira profissional do enfermeiro, descrito na proposta de ACT no ponto C3, deverá acolher a proposta de conteúdos emanados pela ordem;"

"O papel técnico da mesma carreira deverá ser traduzido pela seguinte redacção:
De acordo com os perfis de competências definidos e a definir pela Ordem dos Enfermeiros para os cuidados gerais e especializados.
O Comité de Apreciação de Carreira, a definir por regulamento interno, validará a existência de comportamentos observáveis (competências técnicas) que permitam assegurar a evolução da carreira, em articulação com os resultados apurados relativamente ao Perfil de Contribuição definido, sob proposta de hierarquia directa."

Enquanto os perfis de competências não estiverem descritos pela Ordem dos Enfermeiros , serão aplicados critérios a definir em conjunto pela OE e Unidade de Missão para os Hosp. SA, que têm de estar prontos antes do termino do processo negocial.

Quanto aos TACS:
OE e UMHSA chegaram a acordo do seguinte:
1. Alterar a sua designação para TAH (Técnicos de Apoio Hospitalar)
2. São funções dos TAH: colaboração nos cuidados sob prescrição, orientação e supervisão do Enfermeiro responsável pela pessoa, principalmente na promoção do bem-estar do doente e as funções de manutenção do ambiente de segurança para a prestação de cuidados na dependência orgânica da Direcção de Serviço ou Departamento e na dependência funcional do enfermeiro gestor da unidade.

Podem consultar todo o acordo entre OE e MS em www.sep.pt na parte que diz respeito ao Acordo Colectivo de Trabalho de 26 de Outubro de 2004.

Cabe agora aos enfermeiros saber gerir esta situação, saber efectivamente o que os TAH serão capazes de realizar e só depois delegar as competências, tendo sempre em conta que é FUNDAMENTAL salvaguardar a vida e a recuperação das PESSOAS.

Compete aos enfermeiros serem cada vez mais competentes no seu dia a dia, esforçando-se para mostrar que profissionais formados e com curso superior são efectivamente fundamentais para a evolução dos cuidados dos doentes!





0 Bitaite(s):