Olá a todos os sócios da AEESECG e todos os alunos da ESE-UM.

A AEESECG deseja-vos um óptimo ano lectivo e promete a todos um ano repleto de actividades para que aumentem o vosso conhecimento em Enfermagem e o vosso Espírito Académico.

Alerta Geral... Acordo Colectivo de Trabalho para os Hospitais S.A.

O governo português prepara-se para tentar impor aos profissionais de saúde 1 Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) que alterará as formas de ver os profissionais de saúde nos hospitais empresa.

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian considera gravissimo o facto de se aumentar a carga horária dos trabalhadores prestadores de cuidados de saúde, irá diminuir a capacidade de concentração dos mesmos e como tal a produtividade a assim sendo a qualidade dos cuidados prestados a população.

Repudiamos a criação de uma nova classe profissional apelidada de Técnicos Auxiliares de Cuidados de Saúde. As competências destes profissionais correspondem à execução de técnicas às pessoas que necessitam de cuidados. O governo apelida essas técnicas de menos nobres e com menor importância. Todavia, gostariamos de informar o Sr. Ministro que não existem Cuidados de Saúde menos nobres e que estes não são um mero somatório de tarefas.
Os CUIDADOS DE SAÚDE correspondem a uma decisão reflectida dos profissionais de enfermagem em conjunto com os doentes e não a uma tarefa a ser aplicada taxativamente a qualquer doente independentemente do seu grau de necessidade ou não para esta.

É do nosso desagrado o facto de se querer "Taylorizar" a saúde, ou seja tornar os hospitais linhas de montagem e pensamos que não é desta forma que se irá melhor a qualidade do serviço prestado a população.

Se o governo está preocupado com os gastos da saúde, não engane os portugueses dizendo que é através do ACT que eles vão pagar menos. Pois vão pagar ainda mais com as novas taxas moderadoras. Esta visão economícista da saúde só irá contribuir para o aumento do tempo de internamento, para o aumento das complicações hospitalares para como tal um AUMENTO DE CUSTOS PARA O ESTADO!

Trata-se de um grande retrocesso na saúde em Portugal, que em termos de enfermagem era vista como um modelo em toda a europa pela forma como resolveu a questão dos auxiliares de enfermagem. Todavia, o nosso governo copia da europa o que é de bom e o que é de mau. E não está neste caso a distinguir o que é bom do que é mau!

Não se trata de um movimento contra o governo, mas sim contra este acordo colectivo de trabalho.

Pois queremos para nós a melhor saúde possível!

Como tal dia 27 de Outubro os alunos da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian irão realizar uma campanha de sensiblização da população com a distribuição de panfletos e recolha de assinaturas de um abaixo assinado da Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem.

A recolha de assinaturas decorrerá até dia 4 de Novembro.

A Associação de Estudantes conta com a participação de todos os alunos e interessados na divulgação desta temática! Todos somos poucos e como tal é FUNDAMENTAL a participação de todos os alunos nesta luta, para que os melhores cuidados possíveis sejam prestados a população!

Participa e informa-te de como o fazer!




0 Bitaite(s):