Olá a todos os sócios da AEESECG e todos os alunos da ESE-UM.

A AEESECG deseja-vos um óptimo ano lectivo e promete a todos um ano repleto de actividades para que aumentem o vosso conhecimento em Enfermagem e o vosso Espírito Académico.

Reportagem sobre a Tomada de Posse

No dia 21 de Maio de 2004 decorreu na Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian a tomada de posse dos órgãos sociais da Associação de Estudantes da referida escola. Estando presentes representantes de órgãos da escola, bem como o representante da ordem. O presidente da Associação de Estudantes César Rodrigues comprometeu-se perante os presentes a representar da melhor forma possível os alunos da escola. Referiu a importância da manutênção do núcleo base de pessoas da anterior direcção o que possibilitará com o acrescimo de responsabilidades o desenvolvimento de um projecto arrojado e que necessita de empenho de todos os alunos.
César referiu serem objectivos gerais desta direcção:
1. Continuar a prestigiar o Ensino da Enfermagem a nível nacional e na cidade de Braga;
2. Representar os alunos junto dos órgãos directivos da Escola;
3. Manter a participação activa na Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem;
4. Apoiar e desenvolver iniciativas propostas pelos vários sectores da Associação assim como outras que sejam apresentadas pelos alunos e promovam o bom-nome da escola e do Curso;
5. Realizar campanhas de sensibilização, promoção da saúde e prevenção da doença junto da população;
6. Continuar a colaborar em projectos conjuntos com outras associações, nomeadamente com a AAUM e com o NEMUM;
7. Dinamizar a vida associativa e estudantil na escola;
8. Continuar a trabalhar na informatização da Associação, nomeadamente no domínio da Internet.
O presidente disse ainda estar atento às novas politicas educativas e também que é necessário reflectir sobre a proposta de Lei de Autonomia e a consequente diminuição da representatividade dos estudantes nos órgãos de decisão das instituições.
No aspecto respeitante à integração na Universidade do Minho, César Rodrigues referiu que tanto a escola como a Associação se encontram em processo de reestruturação que visa a integração das mesmas na referida universidade. "Após um processo que se desenrola há cerca de cinco anos, é com grande orgulho e satisfação que acompanhamos as notícias que apontam a integração do curso de Enfermagem na Universidade do Minho, já no ano lectivo de 2004/2005." Referiu César acrescentando "ser um passo importante para a escola, para a universidade e para os alunos. A qualidade e métodos de ensino de excelência pelo quais se pauta esta Instituição não são alheios à própria Universidade do Minho. Os conhecimentos e competências dos profissionais de saúde formados nesta escola são reconhecidos pelas várias entidades empregadoras, facto pelo qual se continua a verificar uma taxa de emprego de recém-licenciados perto dos 100%. O somatório destes factos é relevante para a Universidade do Minho que se afirma como um modelo a nível europeu."
Quanto ao novo Hospital Universitário de Braga César referiu ser de importância fulcral para o ensino da Enfermagem e como tal a importância da brevidade da execução desta obra de interesse público. Esta instituição permitirá o alargamento do leque de instituições prestadoras de cuidados de saúde diferenciados à população desta região.
Sobre o ensino da Enfermagem, a direcção empossada congratulou-se pelas posições tomadas pela Ordem dos Enfermeiros no que refere à problemática da proliferação desmedida de Escolas Privadas de Enfermagem, e à acreditação dos Cursos de Enfermagem. "Como já referimos anteriormente, esta é uma situação que urge controlar e tem-se verificado por parte da Ordem dos Enfermeiros uma preocupação crescente e que vai de encontro às nossas expectativas" - Referiu César Rodrigues.
Em relação ao trabalho realizado, César salientou o trabalho exercido em conjunto com o NEMUM e a continuação do trabalho a que nos propusemos com o NEMUM. Salientou também a aproximação realizada com a AAUM que culminou com a assinatura de um protocolo de cooperação alargado e mais recentemente com a realização da actividade "A Gata na Saúde", em conjunto com NEMUM e os BVB.
Finalizou agradecendo a presença de todos os presentes e salientou a lógica de continuação do trabalho desenvolvido. O ponto final do discurso de César pautou-se por esta frase dita pelo Professor João Cainé: "Viver a escola é, também, ser enfermeiro".

Marco Sousa, Presidente da MAG referiu mais uma vez a fraca participação dos alunos nas actividades extracurriculares que realmente é de reflectir, pois em momentos tão importantes da vida da escola, os alunos afastam-se e alheiam-se.


0 Bitaite(s):